Pular para o conteúdo principal

Who are the real Freaks? - Filme nº 68

   Before proceeding with the showing of the following HIGHLY UNUSUAL ATTRACTION, a few words should be said about the amazing subject matter.
Assim inicia-se o filme dizendo ao telespectador que "antes de proceder com a revelação da seguinte ATRAÇÃO BASTANTE INCOMUM, algumas palavras deveriam ser ditas sobre o incrível assunto."


Monstros (Freaks)
Diretor: Tod Browning
Ano: 1932
Duração: 64min




O anão Hans está noivo de Frieda, mas não tira os olhos da bela trapezista Cleopatra (Olga Baclanova), que tem um caso com outro artista do circo, Hércules (Henry Victor). Cleo diverte-se tirando graça da paixão do anão, mas após descobrir que ele é dono de uma grande fortuna, planeja casar-se com ele e envenená-lo.





Após o sucesso de Frankenstein, da Universal, o chefe da MGM, Irving Thalberg teria pedido ao argumentista Willis Goldbeck  "qualquer coisa mais horrível [...]" e daí surgiu a ideia de Freaks, baseada em Spurs, um conto escrito por Todd Robbins e publicado em 1923.



The accident of abnormal birth was considered a disgrace and malformed children were placed out in the elements to die. If, perchance, one of these freaks of nature survived, he was always regarded with suspicion. Society shunned him because of his deformity, and a family so hampered was always ashamed of the curse upon it.
(O evento de nascimento anormal era considerado uma desgraça e crianças malformadas eram deixadas nas ruas para morrer. Se, por acaso, uma dessas aberrações da natureza sobrevivesse, ele sempre era abordado com suspeita. A sociedade o rejeitava por causa de sua deformidade, e uma família tão prejudicada sempre tinha vergonha da maldição que lhe fora concedida.)


Exibido pela primeira vez em Los Angeles, o filme causou tanta polêmica e reações negativas na época, que acabou sendo censurado e ficando apenas alguns dias em cartaz. Para ser realizado, o diretor Tod Browning reuniu um elenco de verdadeiros artistas "freaks", composto por anões, gêmeas siamesas, microencefálicos, dentre outras pessoas com deficiências congênitas. Os rebuliços começaram dentro do próprio estúdio, onde Louis B. Mayer e outros trabalhadores ficaram extremamente incomodados com a presença dos atores escolhidos; incluindo a reação horrorizada que contam ter tido o escritor F.Scott Fitzgerald, que foi correndo ao banheiro vomitar ao ver as irmãs Daisy e Violet Hilton durante o almoço. A direção da MGM determinou então que as refeições da equipe "anormal" seriam feitas do lado de fora.


For the love of beuty is a deep seated urge which dates back to the beginning of which we view abnormal, the malformed and the mutilates is the result of long conditioning by our forefathers.

(Pois o amor à beleza é um padrão profundamente enraizado que pode ser traçado ao começo do que víamos como anormais, os malformados e os mutilados como resultado do longo condicionamento de nossos antepassados)

As gêmeas Hilton compartilhavam um mesmo sistema circulatório e foram durante muito tempo uma das atrações mais bem pagas do mundo. (Achei elas adoráveis.)


Pode até ter sido apresentado como um filme de horror, mas aqui somos envolvidos pelo drama dos excluídos, "aberrações" movidas por sentimentos de amor, solidariedade e alegria. Já, o casal de personagens ditos "normais", esteticamente bem dotados, esbanjam arrogância e preconceito e tem sucesso em causar-nos repugnância.
Ainda somos apresentados logo no inicio à Madame Tetrallini (Rose Dione), protetora de alguns dos personagens, que diz serem apenas "crianças", Venus (Leila Hyams), uma bela artista que envolve-se com o bondoso palhaço Phroso (Wallace Ford) e Roscoe (Roscoe Ates), que casa-se com uma das irmãs siamesas.






The majority of freaks, themselves, are endowed with normal thoughts and emotions. Their lot is truly a hert-breaking one.
(A maioria dos monstros, eles mesmos, são agraciados com pensamentos e emoções normais. O seu grupo é verdadeiramente de cortar o coração."













Frances O'Connor ou "A Vênus de Milo Viva", não possuía braços e realizava boa parte de suas atividades com os dedos dos pés.





                                                                      








Johnny Eck, o "Homem Tronco" e Angelo Rossitto (Angeleno no filme)um dos anões mais prolíficos de Hollywood, trabalhou com grandes nomes do horror como Boris Karloff, Bela Lugosi e Vincent Price.












Schlitzie, era um homem com microencefalia nascido em Yucatán que se vestia de mulher e era conhecido como "Maggie, a última dos Aztecas".









Elvira e Jenny Lee Snow, as irmãs "pinheads"ou "cabeças-de-alfinete", conhecidas pelos nomes artísticos de Zip e Pip, tinham microencefalia e atraso mental.










Os alemães Harry e Daisy Earles eram irmãos que apresentavam-se pelos EUA com sua família e mais tarde interpretaram Munchkins em O Mágico de Oz (1939).
A dupla não tinha noções de atuação, o que fica visível em sua participação no filme, infelizmente.









Prince Radian, "O Tronco Vivo" ou "A lagarta humana", sofria da síndrome de tetra-amelia e não possuía membros, tendo de virar-se com sua boca para executar diversas tarefas, como pintar e escrever. No filme ele aparece acendendo um cigarro, mas infelizmente tem apenas uma fala mal compreendida.














Olga Roderick "a mulher barbada", declarou que não voltaria a trabalhar em Hollywood, por considerar o filme de Browning "um insulto para todos os fenômenos", devido à seu descaso com os atores coadjuvantes.
Talvez por isso ela tenha aparecido tão pouco...









freaks






 Martha Morris, sem braços e uma parte das pernas, era incapaz de caminhar e precisava ser empurrada em uma cadeira de rodas para locomover-se.












Josephine-Joseph, Metade homem-Metade mulher, apresentava características masculinas do lado direito e femininas do lado esquerdo de seu corpo, além disso assegurava ser hermafrodita.


















Peter Robinson, "O Esqueleto Humano", começou a emagrecer na adolescência e na época do filme pesava 25kg.











Minnie Woolsey, "Koo Koo  A Mulher Pássaro" sofria de uma doença nos ossos chamada de Síndrome de Seckel, que lhe conferia baixa estatura, olhos grandes, além de outras características.













                                                                                                                                                                                                                                                                                             Elizabeth Green, conhecida como "Mulher-ave".






Their rules are rigidly adhered to and the hurt of one is the hurt of all; the joy of one is the joy of all. 
(As suas regras são rigidamente aderidas e o sofrimento de um é o sofrimento de todos eles; a alegria de um é a alegria de todos.)

Browning havia trabalhado em um circo itinerante no início de sua carreira e pode basear-se em sua experiência para compor a trama, uma tentativa de afronta à intolerância; mas segundo ele vários diálogos importantes foram retirados da obra, perdendo sua força argumentativa.

Os estúdios acabaram por descartar o diretor, devido à pressão de grupos religiosos, chocados com o filme. Apesar de ter trabalhado também no aclamado Dracula (1931), sua carreira declinou e ele chegou a dirigir apenas mais quatro filmes.


Acredito que as cenas extraídas e perdidas pelo tempo, infelizmente, fazem falta, pode-se perceber cortes, inclusive alguns que deixam certas cenas abruptamente finalizadas. Ainda assim, não deixa de ser uma bela e contundente crítica à sociedade incapaz de lidar com o medo do que é diferente e foge do seu padrão ilusório de controle, bem ilustrado diante de todo alvoroço levantado nos anos 30. 
Uma boa história sobre a vingança dos ridicularizados.



Nos anos 60 foi redescoberto por amantes da sétima arte e nos anos 70 e 80 o longa foi exibido regularmente em sessões underground de cinema e festivais amadores pelo mundo, tornando-se um clássico cult.

Os Ramones gostaram tanto do filme quando o viram pela primeira vez em 1977, que várias letras de suas músicas fizeram referência à tal, como o single "Pinhead".

O clipe de All I Want is You do álbum Rattle and Hum (1988) do U2, foi baseado no filme.

Uma espécie de reboot trash foi feita em 2007 com o nome Freakshow, mal recebida pelo público.



Em 2014, a série dirigida por Ryan Murphy teve sua quarta temporada intitulada American Horror Story Freak Show, centra-se num dos poucos shows de horrores restantes em 1950 e inspirou-se diretamente no filme de 1932, que inclusive é citado em um episódio. O seriado tem no elenco Jessica Lange, Kathy Bates,  Sarah Paulson e Emma Roberts.





Os 'circos de horrores' ou feiras de exposição humana, bastante populares no século XIX e início do século XX, eram espetáculos onde "anomalias humanas" eram as grandes atrações. Geralmente abandonados ao nascer, os shows e apresentações itinerantes eram a única fonte de renda  e meio de sobrevivência dessas pessoas que sofriam de deformações físicas, doenças raras e mutações genéticas.
Phineas Barnum e James Bailey eram exemplos de empresários que lucravam com esse tipo de exploração humana e chegaram a ter mais de mil artistas contratados, sendo "Barnum e Bailey" um dos maiores circos do mundo por algum tempo.

Never again will such a story be filmed, as modern science and teratology is rapidly eliminating such blunders of nature from the world.
(Nunca novamente será tal história filmada, assim que a ciência moderna e a teratologia estão rapidamente eliminando tais erros da natureza do mundo.)



Assim como alertava o prólogo, com o avanço cultural e da medicina, esses espetáculos tornaram-se cada vez mais raros, e os "monstros" começaram a ser tratados com mais dignidade.
Para os curiosos, vários sites exibem fotos e perfis de pessoas que ficaram famosas por sua aparência e performances 'excêntricas', como Annie Jones, "A mulher barbada", uma das mais bem pagas da época.








pelicula
With humility for the many injustices done to such people, we present the most startling horror story of the ABNORMAL and THE UNWANTED.

(Com humildade pelas muitas injustiças feitas à tais pessoas, nós apresentamos a mais chocante história de horror sobre os ANORMAIS e os INDESEJADOS.)


Freaks 1932






Fonte:
http://www.ahsbrasil.com/
http://universoretro.com.br/
http://www.megacurioso.com.br/
http://telecinebrasil.blogspot.com.br/
http://cinearteum.blogspot.com.br/
http://www.pediatriabasadaenpruebas.com/
http://www.taringa.net/
http://filmesdeterroreraridades.blogspot.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mononoke-hime

Afetado por uma maldição enquanto defendia seu vilarejo de um demônio vingativo, o príncipe Ashitaka deixa seu povo e parte atrás de uma cura. Ele encontra em seu caminho uma aldeia de mineradores de ferro que travam uma guerra contra a Princesa Mononoke e os deuses-animais.  Confesso ter demorado para conferir o trabalho do prolífico e aclamado Miyazaki , mas quando finalmente assisti à essa bem sucedida produção dos estúdios Ghibli, não fiquei nem um pouco decepcionada. Os filmes do diretor japonês costumam tratar sobre a relação da humanidade com a natureza, misturando folclore oriental, tecnologia e protagonistas fortes,  na sua grande maioria femininas. Fiquei bastante impactada pela qualidade estética do longa, detalhes e cores utilizadas, além da belíssima trilha sonora assinada pelo compositor e diretor musical Joe Hisaishi , outro gênio a ser aplaudido de pé. Não só os protagonistas, como a antagonista Lady Eboshi, os coadjuvantes, animais e ...

Kill Bill - pt I

"If you want revenge, you have to be willing to kill God and even the Buddha" Filme nº 1005 Kill Bill : Volume 1 (Kill Bill) Ano: 2003 Diretor: Quentin Tarantino Duração: 111 min Originalmente, Tarantino havia pensado em lançar Kill Bill como um único filme, mas ele acabou ficando muito extenso e teve que ser dividido em duas partes, a exemplo do meu post. A obra do diretor faz referência à inúmeros filmes (mais de 160), reproduzindo tanto cenas quanto suas tramas e trilhas sonoras. Ele mesmo o admite escancaradamente, como disse em entrevista à Empire Magazine, certa vez: "Eu roubo de todo filme já feito [...] Se meu trabalho tem algo é tirar isto daquilo e aquele de outro e misturar tudo junto". E ele o faz de forma genial, em um mosaico que fãs de seus filmes esforçam-se para reconstituir na internet comparando o sucesso do diretor à longas principalmente dos anos 60 e 70, incluindo temas como zumbis, samurais, vinganças, faroestes e muita violência ...

Ali Baba

O interesse por contos de fadas atingiu seu auge no final do século 17, época na qual Antoine Galland (1646-1715) começou a trabalhar em cima de manuscritos árabes recheados de histórias fantásticas, como a do marinheiro Simbad, conto que ele publicou em 1701. Alguns anos depois focou-se em um manuscrito sírio datado do século 14, tomando liberdades artísticas na transliteração das histórias narradas por Sherazade ao Rei Shariar em As Mil e Uma Noites; inserindo à coletânea fábulas que havia escutado do sírio Hanna Diab, como Aladim e a Lâmpada Maravilhosa  e Ali Babá e os Quarenta Ladrões . No conto original, Aladim (do árabe Alä' ad-Dïn, 'nobreza da fé') é na verdade um jovem chinês que vive com os pais, mas recusa-se a aprender o ofício de alfaiate, sendo descrito como teimoso e desobediente. Ele é recrutado por um feiticeiro poderoso que entrega-lhe um anel mágico e pede-lhe que traga a lâmpada de um jardim encantado subterrâneo, repleto de riquezas. Já a princ...